segunda-feira, outubro 26, 2009

Gastronomia

Como alguns amigos meus sabem, se há festival que eu gosto, e gosto de muitos, é o Festival de Gastronomia de Santarém. O facto de ser Scalabitano ajuda, claro, mas o que eu gosto mesmo no dito festival é a honestidade da coisa. É um festival de gastronomia!! Ponto. Vamos lá para comer e beber! É claro que esta honestidade não é exclusiva, também a têm certames como as Tasquinhas de Rio Maior, o Festival de Sopas do Gradil (este mais soft) e outros que, felizmente, vão acontecendo por todo o país. Aqui não há tangas! Não é do género "eu gosto muito da Feira da Agricultura, porque me interesso pelas actividades rurais...", ou "nunca falho o Santo António porque gosto muito das marchas populares...", ou ainda "as Festas de Nossa senhora da Boa Viagem são lindissimas pela procissão no mar..." ou mesmo "vou ao Avante porque sou um comunista convicto...". Deixemo-nos de tretas, o que o pessoal gosta nisto é dos copos e dos morfes! Por isso, na Gastronomia é limpinho: vamos lá, única e exclusivamente, para comer e para beber. Não há cá artesanato, tractores, cavalos, ideologias, concertos, congressos... há comidinha da boa e pinga para acompanhar. E há, claro, o que dá razão a isto tudo, os amigos a comer e a beber connosco. Sem nenhum concerto ou actividade em fundo que prejudique a conversa ou nos distraia do essencial que é cultivar a amizade entre um copo de tinto, uma morcela, um torresmozito, uma garfada de favas ou uma poncha. Viva a Gastronomia!
O reverso desta medalha é o preço da coisa. Não só o preço financeiro, porque, em abono da verdade, a Gastronomia não é propriamente um sitio barato, mas enfim, é só uma vez por ano, como também o preço corporal pago no dia seguinte.
No Sábado passado já abrimos as hostilidades. Correu bem. Foi giro. Foi divertido. Encontrámos o André. Ontem ía morrendo de ressaca. Não fosse o Guronsan, alto patrocinador destes eventos e melhor amigo do Homem nestas alturas, e teria sido bem pior... Mas Sábado lá estaremos de novo para uma segunda rodada. E desta vez talvez consigamos apanhar os carrinhos de choque ainda a funcionar. Sim, porque já é uma espécie de tradição a voltinha nos carrinhas de choque após a expulsão da Casa do Campino. Não parece uma ideia muito saudável, realmente não é, mas é bem divertido!!!

1 comentário:

soniarabeca disse...

Migo! Almoço seguido de Gastronomia?!? Lá estaremos! Que seja cumprida a tradição!!!
Bjoquinhas grandes